segunda-feira, abril 25, 2011

Depoimento Ir.Ana Helena

Ir.Cecília, Lourdinha, Ir.Ana Helena, Alexsandra e Lícia
(da esquerda para a direita)
Nossa querida irmã Ana Helena , está embarcando no próximo dia 28/04/2011 para Belo horizonte e de lá parte rumo a Africa - Moçambique retornando apenas no final de maio .
Assumirá em setembro uma nova missão propostas pelas companheiras- irmãs do Brasil. Irá animar a vida e missão das RSCM(religiosas do sagrado coração de Maria).Ir. Ana Helena é para o MFC de Porto Seguro uma grande parceira, como orientadora espiritual nos nossos estudos bíblicos e nas caminhadas sociais.Referindo -se a sua saída de Porto Seguro ela disse:" retirando-me em setembro só o pé no meio do meu povo de Porto Seguro que eu amo, mas não o coração e a beleza deste povo."
Segue um pequeno relato de sua vida e missão.

Não é história, mas depoimento

Sou capixaba, nascida no interior e fiz meu estudo ginasial e secundário em S. Paulo. Minha motivação para a vida religiosa se deu quando dava aula em uma escola primária de S. Paulo.

Vivi logo no inicio a visão de uma igreja em mudança...cursos do ISPAC, movimentos da ditadura em efervescência...reuniões, assuntos polêmicos e escondidos...

Morei em Curitiba, S. Paulo, Minas Gerais, DF, Goiânia e Espírito Santo.

Minha maior formação se deu nas comunidades eclesiais de base, pois aprendíamos e ensinamos... Contribuímos com vários documentos para a Igreja, após Medellín e Puebla. Nossa convivência com o povo, morando com eles em bairros bem próximos ajudou-nos a uma releitura da Bíblia, onde nasceu o CEBI(centro de estudos bíblicos).

Nossas celebração no ritmo da animação da fé, denunciando as injustiças e buscando formas de vida igualitária. Tivemos nossa inserção no mundo do trabalho,experimentando fortemente a vida de operários, mulheres trabalhadoradoras e até fomos chamadas de “vermelhinhas”, mas inauguramos um novo jeito de inserção da Vida religiosa. É a consagração da Vida e do cotidiano vivido junto aos pobres buscando saídas e apontado caminhos e cada vez mais sentimos que fomos também libertadas das estruturas, estávamos com a cabeça, o coração os pés no meio do povo. Organizamos associação. de moradores, movimentos de Mulheres, sindicatos e participamos de tantas greves ... e criamos um Centro de defesa dos Direitos humanos na Serra/ES, hoje referencial para o estado do Espírito Santo. Foi uma experiência de itinerância, sem bagagem sem muitas estruturas. O importante é seguir Jesus, sacudindo as sandálias e comunicando, num serviço efetivo de mudança. Foi uma luta, nos firmamos, resistimos, pensamos em plano revolucionário para mudar a sociedade. Antes pensávamos em, uma nova Igreja e como fruto desta participação criar uma nova sociedade. Outro mundo é possível, assim ajudamos a criar com os trabalhadores um partido com a cara do povo: o PT(Partido dos Trabalhadores).

Assumi assessoria de secretaria de Educação, quando o PT fazia a sua 1ª. Prefeitura - assessoria de conselho político e depois assessoria ao mandato estadual de Claudio Vereza um dos fundadores do PT no Espírito Santo. Aprendi muito junto ao partido, em nossos núcleos de formação, planejamento e conselhos.

Em 93 e 94 vivenciei uma experiência após guerra na África- Moçambique e as luzes do mov. de mulheres em Zimbábue.

Sinto que em Goiânia no Movimento de mulheres experimentamos um jeito novo de seguir animando e nos colocando a serviço da defesa da Vida.

Há sempre uma utopia renovada e agora em Porto Seguro há 7 anos, assumimos a vida dos pequenos, dos esquecidos,da Vila Vitória com o apoio e fortalecimento da associação de mulheres que criamos em 2005.

No bairro Vila Vitória em parceria com o MFC(Movimento Familiar Cristão), outros voluntários atendemos mais de 120 crianças e adolescentes. Temos uma sede própria “A nossa Casa”. Nossas crianças e adolescentes têm oficinas de teatro, capoeira, estuda inglês e confeccionam artesanato, reutilizando diversos materiais. As mulheres aos poucos vão assumindo a economia solidária com artes culinária, fabricação de sabão e atendimento à saúde.

A Associação de Mulheres Unidas em defesa da Vida tem um organização com diretoria dando apoio a diferentes projetos na periferia de Porto Seguro . Queremos ser Mulheres atuantes em defesa da Vida.

Sempre estou dizendo: que é a nossa mística tem sustentação e é enraizada na palavra de Deus como fonte de coragem para responder os desafios de hoje.Assim também damos a nossa contribuição no CEBI(centro de estudos bíblicos), com escolas bíblicas para juventude e núcleos de estudo da Bíblia.Contribuindo assim no cultivo da consciência critica e desenvolvimento do espírito evangélico.

Hoje acredito em nossas alianças e nossa capacidade de tecer redes como novas formas de viver a utopia de uma sociedade globalmente fraterna. Só a graça de Deus nos capacita a sair do nosso egoísmo, comodismo, interesse de classe e optar pelos pobres e marginalizados, então minha opção implica essa opção de graça.

Em minha nova missão vou ocupar este espaço de coordenar a nível de Brasil, o trabalho e missão que as Religiosas do Sagrado Coração de Maria, desenvolvem.Nossa sede fica em Belo Horizonte/MG,temos irmãs em várias realidades e em vários ministérios;- São Paulo com população de rua, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, Vitória e Serra no Espírito Santo ( escola, projetos sociais) Rio de Janeiro com uma escola noturna para Mulheres ; No Distrito Federal; Em Minas Gerais e na Bahia ( Porto seguro, feira de Santana e Mairi, diocese de Rui Barbosa). Nosso forte e nossa ação é com a questão dos excluídos com o Foco - Crianças e Mulher.

É um chamado a ser presença alternativa, pronunciar a palavra a partir da fé, optar pela compaixão e pelo serviço a todos/as para que tenham Vida e vida em abundância.É fecundar a história em espaço diferente agora...mas sempre um olhar no povo e outro na Bíblia.

Ir.Ana Helena Andreão

RSCM

2 comentários:

  1. Que historia de vida,pessoas como Ana Helena contribui para diminuir as desigualdades social, numa sociedade desigual, que o Deus da vida ilumine na sua nova empreitada, Porto Seguro vai sentir muito sua falta.

    ResponderExcluir
  2. Nossa querida Ir, Ana Helena, vai deixar muitas saudades, para todos nós que a conhecemos, nestes sete anos de convivência aqui na cidade, eu em particular que já desenvolvi um trabalho junto com ela na NOSSA CASA, brincando de cantar com as crianças onde formamos um pequeno coral de meninas e meninos, coral para as crianças nos anos 2008/2009, sentirei muito sua falta, pois até mesmo nos meses em que estive fora do país em Portugal, ela sempre me enviava mensagens, preocupada comigo, se eu estava bem ou precisando de alguma coisa. Sei que o trabalho que fará lá na Africa será tanto quanto especial o que faz aqui com as crianças da Vila Vitória. Que DEUS na sua bondade infinita, a abençoe e a envie aos pequeninos de lá que também precisão deste anjo de mulher.

    ResponderExcluir