domingo, dezembro 11, 2011

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos



Lembrando nosso irmão e amigo Padre José Koopmans (falecido em 03 junho 2011 aos 72 anos), segue entrevista publicada no informativo Impressão Digital do Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Extremo Sul da Bahia em novembro de 2000.


SOBRE OS DIREITOS HUMANOS - O que me chama muita atenção ,até hoje, é que existe muito medo e vergonha, para que as pessoas assumam a luta em defesa dos direitos humanos, como se esta luta fosse uma coisa indecente. Muitas se escuta falar “ vocês estão defendendo ladrões”. Aqueles que falam assim não compreendem a luta pelos Direitos Humanos. Nós defendemos aqueles cujos direitos fundamentais estão sendo violados :os sem tetos, os sem , sem trabalho ,os sem saúde ,os sem escola, os sem moradia, os sem pão...trabalho, saúde, moradia, trabalho, escola , terra, respeito, salários dignos , não são direitos de todos? Se você como Pai ou Mãe oferece tudo para um dos filhos e para os outros nada, você cria desunião, violência, guerra dentro da própria família. Assim também em numa nação, se uns tem muito e outros não tem nem o necessário para viver dignamente, cria-se guerra e violência. Não e isto que estamos vivendo?

SOBRE AS PERSPECTIVA PARA O NOVO MILÊNIO - O modelo econômico com sua bandeira da globalização não fornece muitas perspectivas ,pois, é um modelo perverso que exclui grande parte da população mundial dos frutos do desenvolvimento. Neste sentido estou pessimista e não vejo mudanças em breve. Este modelo econômico não é sustentável, tem que morrer para nascer um novo modelo que respeite a vida tanto do ser humano quanto da natureza. Nós devemos nos organizar melhor. A nova constituição a nova constituição criou mecanismos democráticos para que possamos fiscalizar os governos municipais principalmente através dos Conselhos Municipais .Não podemos ficar com os braços cruzados .O nosso munícipio é a nossa casa. Somos responsáveis por ela .Os conselho municipais são uma “arma” ´poderosa para que possamos exercer nossa cidadania.

fonte: www.funpaj.org.br Fundação Padre José Koopmans

Facebook: www.facebook.com/funpaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário